sábado, 9 de novembro de 2013

Dicas de como usar corretamente a Nikon Coolpix L810


Oi oi gente! Uma leitora do blog depois de ver o post que tirei fotos da minha sobrinha Antonella, que você pode ver aqui, me pediu pra dar dicas de como usar a máquina pra obter um resultado bom e com qualidade , mesmo a máquina sendo semi-profissional. E eis me aqui , com todo o prazer pra dar umas diquinhas sobre a Nikon Coolpix L810. 
 Quando eu compro uma câmera, celular ,ou algum gadget, acabo mechendo demais nas configurações e as vezes isso é ruim. Então um bom passo pra começar é dar uma verificada nas seguintes configurações :


 A respeito do tamanho da imagem , costumo deixar nos 16M, assim quando passa pro computador a qualidade permanece impecável assim como estava na máquina. O problema é a memória , porque com um armazenamento de 4G ( no meu caso) e sempre tiro várias fotos, acaba lotando , então no fim da sessão de fotos acabo tendo que abaixar pra 8M ou 4M . Mas isso não acontece se você lembrar de descarregar o cartão e não tirar muitas fotos de uma vez :)




O truque maior dessa câmera , e que eu adoro, principalmente pra postar aqui no blog , é colocar a máquina em modo "close-up", próprio pra dar close ( ai que novidade!!) . Foi esse modo que eu usei pra tirar as seguintes fotos:



No mais, pra objetos que estão perto, ele é essencial! 

  •  Sem close-up:



  • Com close-up:



 Que diferença né galera! Então , como configurar ? Simples simples simples :


Outra coisa que eu amo é deixar a foto preto e branco (no modo automático) e por mais que o Photoshop seja ótimo, sempre acho mais bonito fazer o efeito preto e branco direto na câmera .
P.S: foi esse modo que usei na primeira foto desse post, e na maioria das fotos da Antonella.


 E pra finalizar , fotos noturnas . Bem, essa câmera tem um super zoom, mas todo mundo que a possui me entende que , é meio difícil fixar o zoom, e não vou negar, tirei umas dez fotos pra poder conseguir tirar essa:



 Quase tive um troço quando tirei essa foto! Ficou muito perfeita haha. Agora ja chega de exaltação , e vamos pra modo noturno:


Pra tirar a foto da lua, usei esse modo , mas se for pra tirar de pessoas , tem o modo "retrato noturno" logo acima. Recomendo !
 A respeito do flash, só uso á noite , e de preferência no modo automático , a foto fica bonita demais! To sem exemplos aqui, mas evito flash de dia ( nao precisa) e quando for tirar de objetos distantes ! 
 No mais, o fotógrafo tem que ter o dom, e também o jeito pra pegar o melhor ângulo , e selecionar as melhores fotos à dedo!
 Gostaram do post? Então bora curtir o blog e ficar por dentro de tudo ! Se tiverem dúvidas , é só comentar!

PS : Fotos tiradas com Iphone 5.

E dica imperdível pra vocês (2017), quem tá a fim de se especializar na área tá rolando um curso super completo e especial de fotografia, só clicar nesse LINK aqui pra começar um negócio novo ou aperfeiçoar o que você já sabe e ganhar um dinheiro extra! 


41 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o tópico
Gostaria de saber se existe alguma dica para fixar o zoom desta câmera?
Obrigado

Rafaela Gracelli disse...

Olá , seja muito bem-vindo ao blog e muito obrigada por comentar. Bem, eu uso o zoom normal que fica na parte superior da camera, geralmente eu tenho que girar e tentar focar por mim mesma já que o zoom às vezes falha em questão de foco. Pra distâncias maiores eu uso o dispositivo que tem do lado da lente, aquele que vai pra cima e pra baixo sabe? kkk acho melhor pra distâncias maiores, não sei se é mania, mas funciona. Espero que tenha ajudado, qualquer pergunta só fazer! Beijos .

Anônimo disse...

Olá.. tenho essa mesma câmera (coolpix l810) e não consigo encontrar a configuração do modo "close-up)".
Espero que me ajude, obrigado :)

Rafaela Gracelli disse...

Oi , tudo bem ? O modo close-up é só você clicar na figura de câmera, no botão que tem ( tem escrito scene em cima ) e aí ir na opção que tem florzinha. Pronto! Me fala se conseguiu .

Rivalcir Baluta disse...

Ola.

Adorei as dicas de fotografia. Estava a ponto de comprar outra camera, mas profissional.

Se tiveres outras dicas como essas!

Rafaela Gracelli disse...

Oi Rivalcir , obrigada por comentar! Fico muito feliz do post ter te ajudado de alguma forma, e pode deixar, assim que checar novidades na camera eu aviso por aqui! Beijos

Roney Veras disse...

olá Rafaela, realmente foram bastante interessante suas dicas, pois tenho uma câmera igual, e realmente precisamos de alguns toques para nos aperfeiçoarmos!! ajudou bastante... bjs!!!

Bonez Imagica disse...

Olá, gostaria de comprar essa camera, por que vou a um show e gostaria de tirar fotos com zoom, como vou ficar um pouco mais afastado (pista), gostaria de saber se tem alguma dica para as fotos ficarem boas?

Bonez Imagica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Santos disse...

Obrigada vc me ajudou mto, adorei as dicas valeu mesmo :)

Rafaela Gracelli disse...

Olá Bonez, me desculpe pela demora. Mas se ainda for útil, é bom que você não use o flash se estiver longe, porque não vai adiantar rs, e também já que é um show, muito movimento, coloca a câmera no modo pra movimento, ( onde tem um menino correndo) . É importante testar antes, porque pode ser que o modo não ajude muito quanto à iluminação,então vai ter que usar outro. Beijão , espero ter ajudado

Jhaussen disse...

Bom dia
Vê se pode me ajudar, minha L810 esta com a lente suja por dentro, parece um fungo. Queria saber como fazer para limpar.

Anônimo disse...

Boa tarde Rafaela, poderia me dar umas dicas, tenho a camara Nikon coolpix l810 e tenho dificuldade para tirar foto de coisas em movimento, saem tremidas.
Obrigado!!!
pry_adm2010@hotmail.com

Rafaela Gracelli disse...

Jhaussen, leia o manual da câmera, que explica corretamente a forma de limpar as lentes. Tome cuidado pra não arranhá-la. Beijos

Rafaela Gracelli disse...

pry_adm2010@hotmail.com, olha, foto em movimento com ela é meio complicado mesmo, pois o foco não é muito fácil de ficar perfeito né?! Mas tem um modo nas configurações, próprio para movimento. Para melhorar o foco, tente dar uma batida leve no botão de captura, até ela se auto regular, quando o foco estiver ok, é hora de foto! Beijos

Anônimo disse...

Olá, tenho uma nikon L810 e nao sei usar.. Ate pensei em vender... Acho a imagem dela muito ruim, tem como programar pra ficar boa?

Jamile disse...

Olá!! por um acaso você sabe como faz pra tirar foto com o fundo desfocado? já vi alguns vídeos explicando pra colocar o ISO no 100 e ligar o macro, mas sinceramente não consegui o resultado desejado.

Obrigada!

L.B. disse...

ola Rafaela tenho a msm.dúvida da Jamile.
Grande Abraço

Cleiton Jonas Dutra de Jesus disse...

Olá Rafa! Ganhei uma Nikon L810, e estou até agora tentando liga-la. Coloquei as pilhas, e clico em "on/off" mas nada acontece. Tem algum segredinho ou ela pode estar estragada?

Bárbara Xavier disse...

Amei as dicas... Muito legal usar ela além do modo automático, várias funcionalidades ótimas.

Rafaela Gracelli disse...

Oi JAMILE ! Olha, a nossa câmera é uma caixinha de surpresas , deve perceber quando fica tentando focar num objeto e ele foge , mesmo estando parado ? Pois é! Às vezes no modo automático, eu consigo desfocar o fundo, ao focar em um objeto, principalmente com o modo close-up, geralmente o primeiro plano fica focado e o segundo plano dá um desfoque ( o difícil é quando ocorre o contrário ou tudo desfoca!
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, só falar ! Beijão

Rafaela Gracelli disse...

Cleiton, já que são pilhas, certifique-se de que as pilhas ( se forem recarregáveis ) estão carregadas, e se forem normais, se estão novas. Experimente trocar as pilhas. Esteja certo que retirou a tampa da lente da câmera, porque ela não liga se não o fizer. Recoloque as pilhas ( certifique-se também, que os lados positivo e negativo estão corretamente posicionados- tem indicando na própria máquina como proceder). Se ainda não resolver, é bom entrar em contato com a loja que você comprou a máquina, pode SIM estar com defeito. E elas geralmente tem garantia de alguns meses. Obrigada por comentar, se tiver alguma dúvida, só falar

Rafaela Gracelli disse...

Infelizmente, a câmera não faz o trabalho todo sozinha, mesmo no automático é necessário ter uma noção pra ajustar o zoom, saber quando apertar o botão de disparo e/ou quando usar o flash. Fotos que eu tirei com a camera aqui : http://enxergarsemver.blogspot.com.br/2013/06/fotografia-sessao-de-fotos-com-antonella.html

Cleiton Jonas Dutra de Jesus disse...

Obrigado Rafa! Realmente minha câmera estava com defeito e eu consegui trocar por outra. Suas dicas são excelentes.

Anônimo disse...

Rafaela , muito boas essas suas dicas , como outros já disseram , eu estava quase me desfazendo da minha L810 , principalmente pelos vídeos que fiz com ela , vc teria alguma dica para filmar ?

Obrigado - Leandro.

Rafaela Gracelli disse...

Oi anony como vai ? Espero que muito bem viu ! haha , nossa maquinazinha de cada dia, apesar de gravar em hd, os rescursos dela sao limitados pra filmagem. Vou tentar gravar um video nos trinques com ela, e posto como fiz! Dá um curtir no blog, pra ficar sempre a par das novidades beijao!

Rafaela Gracelli disse...

Cleiton , muito feliz por ter ajudado! QUE bom que conseguiu trocar a máquina, aproveite bem essa coisinha, depois mande pra gente pela pagina do facebook alguns cliques seus. bjs

Jorge Ricardo disse...

Olá, td bem ?
Tenho uma nikon l810 e acho que não estou sabendo tirar proveito, tirei umas fotos do meu filho na escola e a grande maioria embaçou, focava ele direitinho, e nada (rs). Li algumas coisas de alterar o ISO, como faço ? me ajude, por favor.
Obrigado.

Jorge Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá sabe me informar como faço pra filmar com flash a noite ou esta câmera não possui esta função?

jonas rodrigues disse...

Ola essa nikon da pra começar a trabalhar com essa câmera?

jonas rodrigues disse...

Ola essa nikon da pra começar a trabalhar com essa câmera?

cintia disse...

Essa câmera realmente é muito boa. Com os recursos que ela oferece dá para fazer boas fotos sim. Amo usar o zoom. Já tirei fotos de balões no céu, pipas, consegui ver nitidamente. As fotos ficam maravilhosas. Eu tenho uma também e recomendo.

Jessica Oliveira disse...

Boa tarde!
Mas como eu deixo o cose-up ligado?

Web Evangelista Wagner Jr. disse...

Perfeito seu post!!!
Vou seguir seu blog. Espero ter ajuda de vocês sobre programa de editar fotos!

Ingrid Tereza Miranda disse...

Ola, tudo bem?
Tenho uma câmera igual a sua, e tenho dificuldade em ajustar o foco quando tiro certas fotos, poderia me ajudar?
Tipo, quando vc tira as suas fotos, como vc ajusta o foco da sua câmera?
Desde já Obrigada!
beijos

Anônimo disse...

Olaaaa, parabéns pelo Blog, foi de grande utilidade para mim. Simples, claro e objetivo. Tenho essa máquina já faz um bom tempo, porém pouco me interessei pela utilização da mesma, em virtude do celular, mais ao resolver utiliza-la descobrir um novo mundo.....Obrigada, suas dicas foram preciosas. Porém sinto dificuldades em encontrar o modo noturno para fins de configuração. Pode me dar mais essa ajudinha?nrs

Unknown disse...

Muito obrigada valiosas dicas valeuu

Meire Marcelino disse...

OI, eu tenho uma camera dessa e amo de paixão!! mas tem que pegar o jeitinho dela, pois algumas configurações são automáticas e a máquina não permite alterar em alguns casos. Vc só consegue perceber a qualidade da foto a hora que baixa no PC, pois o visor da camera é bem limitado, mas ainda assim é excelente. Modo macro é maravilhoso !! Fotos Maravilhosas. A Unica coisa que eu nao consegui ainda é tirar uma foto da lua! queria muito. Bejos valeu pelas dicas.

Anônimo disse...

Ola tenho uma camera desa nao consigo nem se quer bater foto esta escrito que cartao de memoria esta protegido contra gravaçao o que faço ??? desde de ja obrigado

Anônimo disse...

O cartão de memoria tem uma alavanca do lado.. Tem q deixar no modo unlock