domingo, 10 de janeiro de 2016

Enem ? Sisu ? Será que minha nota dá?!



 Aviso breve: texto longo, mas te garanto , menor que a prova de linguagens.
 Sutis empolgações estarão presentes .
Alô alô vestibulandos do braseeeel , sisuuu 2016ssssss , bora ser da turma de 16 galeura chegou aquela semana que a gente luta pra chegar, mas quando chega a gente quer voltar lá no início. Talvez uma materiazinha de genética, botânica, matemática, física... Só quem estuda o ano inteiro pra uma prova sabe a pressão psicológica que envolve, por nós mesmos e pelos pais e amigos. Quem anceia medicina sabe que o bom nunca é suficiente, em uma federal então, com 760 não dá pra ficar tranquilo,  ah não ser que você tenha cota.
E vamos falar de cotas, eu não tive e ingressei na universidade ano passado, 2015, no curso de Engenharia Civil na UFV -mais lindas de todas. Tive a façanha de tirar 762 , e fiquei em 3º lugar na primeira chamada. Depois, o lugar não importa, mas pra quem luta o ano inteiro, é gratificante. Ainda no primeiro semestre passei na UFJF pra Arquitetura ( em segundão) , e oh pra esse curso nessa federal, é preciso fazer a prova de habilidades específicas, que ocorre lá por novembro, mas as inscrições são bem antes. Na minha época, pediram pra fazer uns desenhos e uma maquete ( eles fornecem o material necessãrio ), de um abrigo que não teria água encanada e nem energia elétrica, essas coisas. Foi super divertido.
 No meio do ano, joguei minha nota pra Medicina, sem cota, acho que na UFJF de GV, sem sucesso . Mas com essa nota e cotas, sim , daria pra passar. Mas não, eu não quero medicina, apesar de toda a lavagem cerebral que os cursinhos fazem, eu preferi cursar algo que eu queria e me identificava.




Por alguma experiência de 2 anos ( terceiro ano + cursinho ) eu aconselho quem tá nessa, de pesquisar o curso que deseja, a faculdade que prefere ou a que a nota dá, e procurar sobre notas de corte inclusive das últimas chamadas. Dá pra passar com muito pouco nas outras chamadas, porque chamam muita gente mesmo, então se você fez 710 e quer engenharia ( elétrica, civil, naval, de alimentos, de produção.) você consegue passar sim, talvez não na UFMG ( no início do ano jovem, no meio do ano as notas de corte sempre baixam) muito conceituada e disputada. Mas em outras com certeza.
Se você quer realmente a medicina, ama de paixão cuidar das pessoas, e independentemente do blá-blá de cursinhos você SEMPRE quis isso, vamos à realidade: não faça um curso que você não quer porque sua nota não deu, assim como eu, com 19 anos , você e vários outros, ainda são jovens e têm tempo pra conseguir.
É de conhecimento geral que particulares de medicina são absurdamente caras, com mensalidades beirando os 5 mil reais, e não é qualquer um que dispõe de tanto dinheiro, além do fato de ser super difícil de passar, com metade das vagas - infelizmente- compradas.
Prouni e Fies são programas que fogem do meu conhecimento, mas acredito serem de grande utilidade, minha irmã forma esse ano em Enfermagem , e teve tudo pago pelo Prouni. Mas, pessoas que estudaram em escola particular, estão fora do programa a não ser que tenha sido por bolsa integral.
Enfim, não entre em um curso que não é de seu agrado, porque sua nota simplesmente "deu", porque depois sair e estudar pro enem de novo, vai se tornar difícil, e é sua vida em jogo. Eu desejo a todos boa sorte no sisu ( vai que você dá aquela sorte desse menino aqui que foi aprovado em Medicina na UFSJ com 589 - eitchaaaa ! )
Boa sorte!! E a pressa é a inimiga da perfeição. Espero vocês nas federais!


Nenhum comentário: